Ouvir o Dia...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Direitos e Deveres



Se é verdade que nem toda a gente gosta de ter animais de estimação é também verdade que há quem só não os tenha por reconhecer a enorme responsabilidade que isso acarreta. Um espaço adequado e condigno em casa, alternativas de cuidados para os tempos de férias ou ausências prolongadas, alimentação e cuidados de saúde.


Poder partilhar a vida com um animal é um privilégio, mas um privilégio que acarreta deveres de que não temos o direito de nos descartar.


Um amigo de bigodes, que durante 11 anos compartiu o espaço e os afectos lá por casa, partiu num dia quente deste Agosto. Nunca deu trabalho ou despesas extra. No dia em que nos assustou, com suplicantes miados de ajuda, não coloquei outra hipótese que não fosse leva-lo, rapidamente, para os braços que melhor o pudessem ajudar. Foi a primeira e talvez a única experiência, mas reconfortou-me perceber que no hospital veterinário aquele paciente era "tratado como gente", ou seja, com a dignidade que a sua condição e a sua fragilidade exigiam. Como seria bom ter constatado, em tantas visitas a hospitais de gente, o mesmo comportamento. Não pus em causa, por um segundo que fosse, a despesa a realizar com aquele internamento. Era um dos nossos! Para os nossos, sempre o melhor!


Veio o dia seguinte e a noticia que menos nos apetecia ouvir.


Sim, sabíamos que um dia seria assim. Mas já?


Sabem que as pessoas que trabalham nestes sítios sentem a tristeza um desfecho assim? E que nos agarram na mão manifestando cumplicidade?


Formalizou-se o processo, fechou-se a conta. Muito? Não. Ele merecia tudo o que teve. Mas porque, felizmente, há muitos anos nos obrigaram a pensar que os animais têm direitos e que nos obrigam, por isso, a um sem numero de deveres, seria talvez justo que o cumprimento desses deveres fosse reconhecido. E se sou obrigada a cuidar e assistir porque é que a respectiva despesa não pode ser reconhecida como indispensável e tributada como tal? Confesso que nunca tinha pensado nisso. Mas há quem o tenha feito e por isso está a correr uma petição nesse sentido.


Custar, não custa nada. Se acharem lógico e justo é só aceder e assinar.



























Sem comentários: