Ouvir o Dia...

sábado, 25 de outubro de 2008

Quanto vale um sonho?

Não me lembro, nem em miúda, de alguma vez ter sonhado ser cantora, assim como também nunca tive nenhuma apetência pela aprendizagem de um instrumento. Não foi por isso, por essas razões, que esta história me fez lembrar o valor dos sonhos na nossa vida.
A esta altura do campeonato, é já muito difícil que haja alguém que não tenha ouvido falar da Ana Free. E, acaso o nome nada diga, menos provável ainda é que os ouvidos não se tenham já cruzado com a música do primeiro clip aqui ao lado, a não ser que ande completamente a leste do paraíso!
Ana Free tem 21 anos, é portuguesa e vive no Reino Unido. A maior parte de nós conheceu-a num spot publicitário da Zon, onde uma legenda atesta que se trata de um testemunho verídico. E é mesmo! Ana Free compõe e interpreta as suas músicas e começou a projectá-las para o mundo, muitas vezes a partir do seu quarto, através do Youtube. O que conseguiu? Tornar-se cantora sem contrato assinado com nenhuma editora e ser tão conhecida ou mais do que muitos dos que andaram atrás de um. Estratégia de mercado? Premeditação? Acho que ao vê-la num destes clips nenhum de nós pode deixar de concluir que não. Ao surpreende-la a cantar em cima da cama, no seu quarto, não pude deixar de recuar uns anitos e de reencontrar naquelas imagens uma boa parte de mim. Não vos acontece o mesmo? Ana Free limitou-se a compor e a cantar com a frescura da sua idade e a partilhar as suas emoções com outros. Tinha, certamente, desde pequena o sonho de se tornar cantora. Ao sonhar acordada em cima da sua cama, pôs em marcha o seu plano porque para isso bastava o espelho que provavelmente teria em frente, o urso de peluche a servir de plateia e o coração desejoso de dar forma, som e melodia a palavras que eram demasiado grandes para ficar apenas dentro de si. Eu dancei e cantei assim, como a mesma felicidade, horas a fio, e acho que até hoje ainda não desisti de acreditar que os sonhos não têm preço e que maior parte deles até se realiza de graça. Não acham que esta Ana só podia ser Free?

Sem comentários: